3 de abril de 2009

Acordando e Crescendo no Universo!

É incrívelmente satisfatório não saber o que postar no blog, pois são tantos os assuntos, álbuns e peças épicas, matérias e artigos, fotos e vídeos, tanta coisa "quente" que tenho visto que sinto-me paralizado com as maravilhas produzidas pela natureza.

Neste post, venho compartilhar uma jóia do conhecimento científico.

Entrei no blog e vi alguns desses vídeos aleatórios que o you tube "seleciona" seguindo palavras chaves que escolho. Um deles tinha um título que me chamou a atenção (Bruce H Lipton, PhD "Beyond Darwin") e logo fui averiguar. Senti que a coisa era meio dúvidosa depois de entrar no site do indivíduo aí citado e olhar mais alguns vídeos. Decidi, então, googlear mais e me daparei com uma resenha sobre um audiobook do livro dele chamado The Biology of Belief. A resenha foi escrita no site do famoso e controvérsio Richard Dawkins, o qual é na verdade um fórum de discussão científica.
Ali descobri que o Dawkins fez um canal no You Tube com muito de seus vídeos, e é aí onde entra o post de hoje.
Uma sequência de 5 aulas sobre evolução do professor da Oxford University no incrível encontro anual da Royal Institution Christmas Lectures no ano de 1991.

Esse evento de disseminação do conhecimento científico voltado para crianças foi uma idéia concebida por Michael Faraday em 1825 e acontece todo ano desde então! Genial hã?

Richard Dawkins tem me surpreendido cada vez mais com seu potencial de difundir o pensamento científico (antes era mais da suavidade a la Sagan). Não que não possua essa habilidade, mas eu pessoalmente o achava meio violento. Descobri que não possuia a maturidade adequada para desfrutar desse trigo no meio do joio.

Eis aqui o link de suas 5 lições sobre nosso nascimento e crescimento no universo:
Waking Up in the Universe - Growing Up in the Universe (Richard Dawkins)

Os exemplos são legais e sua didática excelente! Redondinha, como costumo dizer.

Para trilha sonora aconselho essa preciosidade que conheci no blog maravilhoso de música erudita P.Q.P Bach.

Trata-se de um concerto para violino, de Prokofiev e Shostakovich. Eu estava procurando Shosta depois de ver um concerto da Osesp com Boris Balkin pela TV Cultura, mas Profofiev me impressionou igualmente. Gravação indescritível!
Baixe Aqui

Dêem uma olhada nos links que botei aqui ao lado, são ambientes legais para percorrer.

I hope that you enjoy it!

:o)

Um comentário:

  1. Legal cara!
    Mas continuo achando o Dawkins no mínimo fanático demais... Para disseminar uma idéia não é preciso destruir outra que as vezes não representa ameaça nenhuma à sua. E é o que ele faz.
    Sobre a trilha sonora: realmente a gravação é fantástica.
    Abraço...

    ResponderExcluir