28 de abril de 2009

Gripe Suína: Evolução em Ação ou Castigo Divino?

Obviamente é a evolução em ação.

Decidi esclarecer possíveis dúvidas acerca dessa possível pandemia, afinal de contas, conhecimento é o melhor remédio, sempre.

Na verdade, vou disponibilizar links do fabuloso blog Rainha Vermelha, do Atila, um biólogo muito disposto a disseminar a informação.

Tudo que pensei em postar aqui ele já posto lá, direitinho.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A GRIPE SUÍNA


O QUE TORNA UM VÍRUS DA GRIPE MAIS LETAL DO QUE OUTROS


Me lembrei da hipótese de Stephen O'Brien sobre a possível razão de 1% da população européia ser, de certa forma, imune ao vírus do HIV. A teoria dele é fundamentada no fato de que a mutação que oferece resistência ao desenvolvimento dos sintomas do HIV na populalão européia teve origem a cerca de 700 anos atrás, concidindo com a época que a peste bubônica varreu 1/3 da população européia. O que aconteceu foi o seguinte, segundo O'Brien:

-A peste bubônica selecionou uma pequena população no norte da europa, os quais possuaim mutações que impossibilitaram a infecção nos glóbulos brancos;
-A população européia com maior resistência ao HIV situa-se justamente no norte da europa, região em que a peste bubonica atuou impiedosamente;
-Ele conclui que provavelmente o gene CCR5 mutado é o mesmo que impossibilita a entrada no vírus HIV nas células, 700 anos depois.

Concluindo mais uma vez que o sucesso passado da natureza permanece no nosso genoma, podendo ser útil em outro tempo-espaço.

Confira: http://www.pbs.org/wgbh/evolution/library/10/4/l_104_05.html

Isso tudo vêm a tona nesse momento de um "novo" processo evolutivo de seleção. Na maioria das vezes esquecemos, ou deixamos de sentir a seleção natural agindo sobre nós, hominídeos modernos.

Essa é a corrida armamentista evolutiva...Como diz o princípio da Rainha Vermelha, "você tem que correr o máximo possível pra permanecer onde está".

Será que teremos uma seleção positiva ou negativa sobre determinado alelo?

Só a evolução nos dirá...até que cheguem as vacinas.

Como disse Atila, "o maior problema de uma pandemia de gripe não é o número de mortos, ou pelo menos não se espera que seja (a gripe aviária mata mais da metade dos infectados). O maior agravante de uma pandemia é o impacto econômico e social de milhões de pessoas convalescidas, de cama, que deixam de trabalhar. Além do fechamento de locais de grande circulação e proibição de eventos que aglomerem muitas pessoas. "

Informe-se! Conhecimento é um importante elemento no seu sistema imunológico!

Um comentário:

  1. Boa chê!

    Essa da resistência à SIDA eu não sabia.

    Mutação é soda! hehe

    Continue postando1

    ResponderExcluir